quinta-feira, 26 de março de 2015

1 Naira (1991) - Nigéria

Bandeira da Nigéria
História e descrição: A República Federal da Nigéria (veja localização) é um país localizado na África Ocidental. Constitui-se em uma República Constitucional Federal. É o país mais populoso do continente africano e o país com a maior população negra. O termo "Nigéria" é a junção das palavras Níger (o rio) e Área. O império Kanem-Bornu dominou a região por 600 anos, onde houve inclusive contato com os europeus. Entre os séculos XVII e XIX a região ficou sob domínio do Império Islâmico. Em 1901 se tornou um protetorado britânico e, em 1914, uma colônia. Em 1960, a Nigéria teve sua independência reconhecida. Entre as décadas de 1960 e 1980, o país passou por diversos golpes de estado, inclusive com um regime militar entre 1983 e 1993. Atualmente a frágil democracia nigeriana procura se restabelecer. A moeda corrente na Nigéria é o Naira (₦), dividido em 100 kobo. O exemplar abaixo mostra, em seu reverso, a inscrição de valor (One Naira) e homenageia Herbert Macalay. No anverso há o Brasão de Armas nigeriano, o ano de cunhagem (1991) e o nome do país. 

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Herbert Macalay
Personagem: Herbert Samuel Heelas Macalay (1864 - 1946) foi um político, engenheiro, jornalista e músico. É considerado o pai do nacionalismo nigeriano. Foi grande oposicionista do Governo Britânico. Certa vez Macalay escreveu: "os interesses dos nativos de coração são albebricamente iguais ao comprimento, largura e profundidade do bolso do homem branco. Em 1908 denunciou a corrupção europeia no gerenciamento das finanças ferroviárias e em 1919 denunciou a tomada ilegal de terras dos chefes pelos ingleses. O governo colonial foi obrigado apagar uma indenização aos chefes. Em 1931 procurou melhorar suas relações com os ingleses. Em 1944 fundou o Conselho Nacional da Nigéria e Camarões (NCNC), com o objetivo de reunir nigerianos de várias classes sociais para exigir a independência. O líder da NCNC se tornou o primeiro presidente da Nigéria.

Brasão de Armas da Nigéria
Brasão de Armas: O brasão de armas da Nigéria tem um escudo preto com duas listras brancas que se juntam, como a letra Y. Estas representam os dois principais rios que atravessam a Nigéria: o rio Benue e o rio Níger. O preto do escudo representa a boa terra, enquanto os dois cavalos de cada lado representam a dignidade. A águia representa a força, enquanto as bandas verdes e brancas, na parte superior do escudo, representam os ricos terrenos agrícolas do país. As flores amarelas na base (incorretamente mostradas de vermelho na imagem) são costo spectabilis, a flor nacional da Nigéria.

PS: Parte desse texto está em outras postagens sobre a Nigéria.

Fonte: Wikipédia

4 comentários:

  1. Mas você tem um acervo fantástico, não?
    Antes de encontrar o seu blog, não sabia praticamente nada a respeito.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. bACANa as moedas, aonde vc consegue encontra- las??
    parabéns pelo tabalho??

    ResponderExcluir
  3. M ajude estou tentando comprar mais não acho essa moeda

    ResponderExcluir
  4. VC sabe m dizer onde consigo comprar moeda d 1 ou 2 naira nigeriano

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...