quarta-feira, 29 de junho de 2011

Moeda Comemorativa Ayrton Senna (1995)

Moeda comemorativa em prata
A vitoriosa trajetória de Ayrton Senna promoveu o otimismo e o orgulho nacionais, projetando o País internacionalmente. Suas conquistas estimularam o sentimento de identidade coletiva do povo brasileiro. Senna foi o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos e o Banco Central realizou essa bela homenagem a esse heroi nacional que deixou a país de forma tão prematura. Senna disputou 161 GPs, 41 vitórias, 65 poli positions e três títulos mundiais (1988, 1990 e 1991). Faleceu aos 34 anos no grande prêmio de Ímola, na Itália em 1º de maio de 1994. Sua morte causou grande comoção mundial. Em 2010 foi lançado um documentário sobre sua carreira na fórmula 1.

Reverso
Anverso
Ayrton Senna
Moeda comemorativa em ouro
Exemplar: Os valores faciais são de R$ 2,00 para a moeda de prata e R$ 20,00 para a moeda de ouro. Foram cunhadas 10 mil exemplares de prata e 5 mil de ouro. Os anversos apresentam a efígie do tricampeão, circundada por legendas relativas ao título conquistado e às eras em que venceu os campeonatos mundiais de Fórmula 1. Na moeda de ouro, foram acrescidas a era de cunhagem e a legenda "Brasil". O reverso da moeda de prata apresenta o piloto em seu carro, identificado pelas faixas horizontais características de seu capacete. O reverso da moeda de ouro mostra o traçado das pistas de Mônaco e Interlagos, circuitos de singular importância na trajetória do piloto. As duas peças apresentam alegoria da vitória brasileira, representada pela fusão das bandeiras do Brasil e da quadriculada da vitória no automobilismo. Veja abaixo a primeira volta do Grande Prêmio da Europa em 1993. Essa é considerada por muitos a melhor volta da história da Fórmula 1.


Ayrton Senna da Silva *1960 +1994

13 comentários:

  1. Que lindo. Poxa, eu nasci no ano que ele morreu, Eu queria ter visto melhor o seu trabalho =/

    ResponderExcluir
  2. Ayrton Senna é O CARA! Jamais existirá outro igual. Super merecida a homenagem. Gostei da moeda!!!!

    ResponderExcluir
  3. nunca soube dessa moeda
    imagino a raridade que é

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ph31 de janeiro de 2014 03:19

      Somente pessoas que souberam na época e correram pra comprar... eu fui um desses... comprava-se direto do Banco Central... É uma moeda lindíssima, num estojo original e com cerrtificado do Banco Central...

      Excluir
  4. foi uma homenagem mais do que merecida ...

    ResponderExcluir
  5. Muito merecida a homenagem ao Ayrton Senna. Deve ser muito caro esse expemplar dela. Gosto sempre de vir aqui e ver essas moedas.

    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca soube dessa moeda. Ayrton Senna do Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Homenagem mais do que merecida ao grande idolo brasileiro. É uma pena que nunca vi esta moeda!

    ResponderExcluir
  8. Você sabe dizer onde se encontra algum exemplar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente pessoas que souberam na época e correram pra comprar... eu fui um desses... comprava-se direto do Banco Central... É uma moeda lindíssima, num estojo original e com cerrtificado do Banco Central...

      Excluir
  9. Amigão me de essa moeda de presente para mim?

    ResponderExcluir
  10. ficou muito bom a homenagem deles

    ResponderExcluir
  11. Foi uma homenagem mais do que merecida ... [2]

    ResponderExcluir

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...