domingo, 27 de abril de 2014

100 Liras Italianas (1994) - Itália

Bandeira da Itália
História: A República Italiana (veja localização) é um país localizado na península itálica, na Europa Meridional. Possui uma área de 301 mil km². Possui uma das maiores economias do mundo. A população italiana remonta desde a pré-história. Os etrucos foram os primeiros a ter destaque na região, principalmente porque eles deram origem ao maior império da antiguidade. Roma dominou o mundo ocidental entre o século VIII a.C. e 476 d.C. Com o fim do Império Romano do Ocidente, o território, conhecido pelo formato de bota, se dividiu em vários reinos. A unificação se deu apenas a partir de 1861. Após a primeira guerra mundial (1914 - 1918) o país esteve sob o regime fascista de Benito Mussolini e durante a segunda guerra (1939 - 1945) apoiou inicialmente a Alemanha Nazista. É um dos países fundadores da OTAN e da União Europeia e em 1999 entrou na zona do Euro. A libra italiana foi a moeda corrente entre 1861 e 2002. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Insignia dos Carabineiros
Descrição: O exemplar acima comemora os 180 anos de criação d'Arma dos Carabineiros. Seu reverso mostra a indicação de 180 anos (CLXXX), o lema - em latim - Para Sempre Fiel. Na borda há a inscrição "Arma dei Carabinieri. Dois incêndios separam a inscrição do restante da moeda, que apresenta as datas 1814 - 1994, o valor da moeda (L 200), a indicação do autor da moeda (Zanelli) abaixo do valor facial. No centro há o insignia dos carabineiros. O "RI" significa República Italiana. O anverso mostra uma efígie feminina voltada para a direita ladeada pela inscrição "REPVBLICA ITALIANA", ao estilo dos antigos romanos. Há também a indicação do autor (Vanucci) na parte inferior.

Arma dos CarabineirosA Arma dos Carabineiros (em italiano: Arma dei carabinieri) constituem uma das quatro forças armadas da Itália e uma de suas cinco forças de segurança (Carabineiros, Polícia do Estado, Guarda de Finanças, Corpo Florestal do Estado e Corpo da Polícia Penitenciária), cujas atribuições e competências são: a defesa nacional,polícia militar, segurança pública e polícia judiciária.
Fonte: Wikipédia

6 comentários:

  1. Da hora! No Brasil que deveriam dar uma inovada ;D aprenderam a falsificar moedas u.u

    ResponderExcluir
  2. Legal. Ótimo post e excelente blog.

    http://minhas-serendipidades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. legal a historia e o visual da moeda

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...