sexta-feira, 5 de agosto de 2011

5 Centavos de Real (1994)

Moeda de 5 Centavos
Primeiro Governo FHC (1995 - 1998): Fernando Henrique Cardoso foi ministro da economia no governo Itamar Franco (1930 - 2011). Graças ao sucesso do Plano Real, que reduziu drasticamente a inflação, FHC venceu as eleições presidenciais de 1994 no 1º turno, com grande vantagem sobre o candidato de oposição Luís Inácio Lula da Silva. Algumas reformas econômicas, como o controle da taxa de juros para conter a inflação, são usadas até hoje. Na era FHC houve uma série de privatizações de mpresas estatais como a Telebras e a Vale do Rio Doce. Sua gestão também ficou conhecida pelos programas de distribuição de renda como o Bolsa Escola. A estabilidade econômica nesse período favoreceu sua reeleição, ainda no 1º turno, nas eleições de 1998. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Primeira Família de Moedas do Real: A hiperinflação que assolou o país fez com que os brasileiros não utilizassem as moedas, visto que as cédulas rapidamente perdiam valor. O Plano Real trouxe as moedas de volta ao bolso das pessoas e mudou hábitos há tempos abandonados. A primeira família de moedas do Real, ainda em circulação, foi cunhada entre 1994 e 1997. Observe o exemplar abaixo:

Representação da República
Descrição: A moeda, feita de aço inoxidável, tem desenho semelhante todas as moedas da primeira família (com exceção da moeda de 25 centavos). Possui em sei reverso a inscrição indicativa de valor (5 Centavos), ladeada por ramos de louros. Abaixo, os dísticos "centavo" e o correspondente ao ano de cunhagem (1994). O Anverso mostra à direita, a efígie representativa da República, ladeada por representação estilizada de ramo de louros. Na parte inferior, a inscrição "BRASIL".

Efígie da República: É a personificação do regime republicano e do próprio estado onde esse regime vigora. Geralmente a imagem da República é representada, iconograficamente, por uma mulher, ostentando um barrete frígio (touca ou carapuça usada pelos republicanos franceses na tomada da Bastilha, em 1789). No Brasil, ela se tornou um símbolo do país, com a proclamação da república em 1889.

Ps: Acompanhe a Era FHC.
Fonte: Wikipédia

5 comentários:

  1. Sou encantada por história, apaixonada por antiguidade e aspirante à museologia: fico abobalhada aqui no seu blog, rs.

    ResponderExcluir
  2. FHC reformou a economia do país com Plano Real...
    Seus projetos foram fantásticos. A moeda mais legal q achei no plano real foi a de JK.

    Abs
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Essa eu conheço! E adorei saber a história dela.
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Essa moeda vale algum dinheiro para colecionadores atualmente?

    ResponderExcluir
  5. Essa moeda vale algum dinheiro para colecionadores atualmente?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...