sábado, 3 de junho de 2017

Moeda Comemorativa Centenário Portinari (2003)

Moeda comemorativa em prata
Cândido Portinari
Personagem: Nascido em Brodósqui, interior de São Paulo, em 30 de dezembro de 1903, Portinari foi – e é até hoje – um dos maiores expoentes brasileiros das artes plásticas, no Brasil e no mundo. Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, recebeu apenas a instrução primária. Sua infância simples, porém rica em valores culturais característicos do interior do Brasil, lhe serviu de inspiração. Portinari pintou o povo brasileiro, as coisas simples da sua terra, sempre em duas vertentes, duas interpretações, que se completam: uma delas, a que mostrava a miséria e os problemas sociais, estampados nos rostos sofridos da gente brasileira: retirantes, agricultores, lavadeiras; a outra, lírica, apresentava as brincadeiras das crianças simples do interior, e as festas e tradições populares. Dois retratos do mesmo Brasil. O Brasil de Portinari, que ele apresentou aos brasileiros e ao resto do mundo, conquistando inúmeros prêmios. Também caracteriza a sua obra a preocupação com a paz, que encontra grande expressão nos painéis Guerra e Paz, instalados na sede da ONU em Nova Iorque. Portinari faleceu em 6 de fevereiro de 1962, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava em seu trabalho. Foi autorizada a cunhagem de 20 mil exemplares. Veja a moeda abaixo:

Reverso em prata
Anverso em prata
Descrição: No anverso, destaca-se o portrait de Portinari, com detalhe de painel do artista, localizado no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. Completa a composição a legenda "Centenário Portinari 1903 -2003". O reverso apresenta detalhe de uma das obras mais conhecidas do pintor - da série "Retirantes". Aparecem no reverso, ainda, o valor de face (2 reais) e a legenda "Brasil"

Painéis Guerra e Paz, expostos na sede da ONU, em Nova York

6 comentários:

  1. Nunca vi,nem ouvi falar desses moedas... demorei para postar o comentário, por q estava pesquisando sobre... bom,estava bem por fora disso tudo :P Mas,bacana!!!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Seu texto me relembrou uma vez que eu fiz um trabalho sobre ele, rs. Tem uma história exemplar e muito bonita, acabou morrendo por causa do seu trabalho, mas mereceu a homenagem!
    -
    -
    Passa?! http://danilocaruba.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é muito interessante. Para variar, alguém que não escreve poesias.

    Acho incrível como as moedas podem guardar tanta história. Meu marido colecionou, durante muito tempo, selos e moedas antigos. Eu acabei aprendendo um pouquinho. Vou indicar seu blog a ele.

    Você tem moedas? realiza trocas ou venda?

    Um abraço e parabéns pelo espaço.

    ResponderExcluir
  4. Isso pode ser o fim da nota de dois reais, assim como aconteceu com nota de um...

    Haja cofrinho...

    ResponderExcluir
  5. Adorei demais!
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Seu blog é pra lá de bom!
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...