quinta-feira, 25 de setembro de 2014

10 Cêntimos (1993) - Peru

Bandeira do Peru
História: A República do Peru (veja localização) é um país sul-americano, com 1,2 milhão de km². É uma república presidencialista democrática e seu idioma oficial é o espanhol. A região é habitada desde 10000 a.C. No século XV surge o império Inca, um poderoso Estado que, em um século, formou o maior império da América pré-colombiana. Em 1532, aventureiros espanhóis, liderados por Francisco Pizarro derrotaram, capturaram e executaram o imperador inca Atahualpa. Dez anos depois, a Coroa Espanhola cria o Vice-Reino do Peru, que tinha como principal atividade econômica a mineração feita com o trabalho forçado indígena. Sua independência foi declarada em 28 de julho de 1821, graças às campanhas militares promovidas por José de San Martim e Simon Bolivar. No século XX, o Peru passou por um Regime Militar. Na década de 1990, o governo de Alberto Fujimori, buscou lutar para consolidar a democracia, no entanto, denúncias de autoritarismo e corrupção forçaram sua renúncia. Desde então o país tenta lutar contra a corrupção, enquanto mantém bons índices econômicos desde 2006. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Descrição: A moeda acima mostra, em seu reverso, a inscrição do valor (10 cêntimos) cercado por desenhos indígenas. O anverso mostra o Brasão de Armas do Peru, ano de cunhagem (1993) e a inscrição "BANCO CENTRAL DE RESERVA DEL PERU".

Brasão de Armas do Peru
Brasão de Armas: O Brasão foi criado em 1825, quando Simón Bolivar e o Congresso Constituinte definiram os símbolos nacionais. Foi projetado pelos congressistas José Gregório Paredes e Francisco Javier Cortés. A descrição oficial afirma que: "As armas da Nação peruana são compostas por um escudo dividido em três campos (forma polonesa), uma luz azul, para a esquerda, que irá ter a uma vicuña olhando para dentro; outro branco, à direita, onde uma árvore cinchona está localizada; e outro, de cor vermelha, em baixo, com uma cornucópia derramando moedas, significando com estes símbolos, o richnesses do Peru, nos três reinos naturais. A blindagem tem uma crista Civic Crown plana; e escoltados de cada lado por uma bandeira e padrão de cores nacionais". Em 1950 houve algumas pequenas alterações em sua proporção.

PS: Parte desse texto se encontra em outras postagens sobre o Peru.
Fonte: Wikipédia

6 comentários:

  1. Peru é um dos paoses que quero conhecer.


    Cara essas modedas que você posta qui são demais, me lembram a infancia

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho algumas moedas antigas do Peru, não são lá muito bonitas, mas eu gosto. Sou colecionadora, tenho moedas do mundo todo e na verdade eu queria a sua ajuda. Tenho umas moedas antigas de países árabes que nunca consegui identificar de onde são. Vc poderia ou conhece alguém que me ajudaria? Priscila

    ResponderExcluir
  3. Acho muito interessante as informações que você publica no blog!

    ResponderExcluir
  4. Tenho varias moedas antigas do peru, mas não é um pais que eu gostaria de visitar...
    ----
    http://blogfapfap.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. não conhecia essa moeda do peru, gostei da tematica do blog
    sucesso

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...