domingo, 30 de outubro de 2011

400 Réis (1938)

Bandeira do Brasil
Estado Novo: Membros da Ação Integralista Brasileira elaboraram um documento que continha um suposto levante comunista. Era o Plano Cohen. Aproveitando-se desse documento, Getúlio Vargas impede as eleições presidenciais marcadas para 1938 e dá um novo golpe de estado. É outorgada uma nova constituição que deu ao presidente da República plenos poderes para intervir nos poderes legislativo e judiciário. Os governadores passaram a ser indicados pelo presidente. Foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), que tinha por objetivo mostrar uma imagem positiva do governo nos meios de comunicação. Apesar de ser uma ditadura, a população apoiava Vargas, poi o governo tinha diversas medidas populistas como alguns direitos trabalhistas, antecessores à CLT. Durante a Segunda Guerra Mundial, Vargas assumiu uma postura contraditória, ora apoiando países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), ora apoiando Aliados (EUA e Reino Unido). Somente em 1942 o Brasil decidiu declarar guerra ao Eixo Nazista. Em 1945 foi articulado um golpe, no qual Vargas não ofereceu resistência e passou a ideia de ser favorável a um regime democrático que o ajudou a se eleger presidente em 1951. Veja o exemplar abaixo.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal) 
Getúlio Vargas
Descrição: A moeda acima foi cunhada após a decretação do Estado Novo (1937 - 1945). Seu reverso mostra as inscrições "BRASIL", "400 RÉIS" e seu ano de cunhagem. O anverso mostra a efígie de Getúlio Vargas.

Personagem: Getúlio Dornelles Vargas (1882 - 1954), foi o 13º presidente da república, que pôs fim à República Velha e à política do Café com Leite. Foi o presidente que ficou mais tempo no poder (18 anos). Seu governo foi marcado por forte apelo popular e por várias crises políticas, como a Revolução de 1932, quando os paulistas entraram em confronto com as forças armadas. Foi o idealizador da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Foi deposto em 1945 e voltou como vencedor das eleições presidenciais de 1951. Devido a forte crise política, veio a cometer suicídio no Palácio do Catete, antiga residência presidencial, em 24 de agosto de 1954.

Ps: Acompanhe a Era Vargas.
Fonte: Brasil Escola

6 comentários:

  1. interessante ...
    to seguindo me seg tb ?

    http://meeninasmulheres.blogspot.com/2011/10/luis-moura-isso-vai-voltar-eu-quero.html

    ResponderExcluir
  2. nem sabia dessa, foi novidade pra mim!

    ResponderExcluir
  3. mt bom o texto

    http://www.hrdoblush.com/

    ResponderExcluir
  4. otima historia, essa dai é das antigas

    ResponderExcluir
  5. esse réis é bem conhecido

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. gostei do texto, e muito interessante as imagens dos réis!

    to seguindo!


    segue e comenta la>
    http://errosxacertos.blogspot.com/


    até a próxima!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...