domingo, 2 de março de 2014

Moeda Comemorativa Centenário da República (1989)

Moeda comemorativa em prata
História: Em comemoração ao primeiro centenário da proclamação da República, o Banco Central do Brasil emitiu uma moeda comemorativa em prata. O exemplar é semelhante à moeda de 1 Cruzado Novo. O império brasileiro passou por uma grande crise após a assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão. Ao se aproveitar disso, os republicanos e militares, sob a liderança do Marechal Deodoro da Fonseca, dão um golpe de estado. A família real se exilou na França. Com isso é instaurado o regime republicano no Brasil. Veja o exemplar abaixo:

Reverso
Anverso
Efígie da República
Exemplar: a moeda acime mostra, em seu reverso, as inscrições "200 cruzados novos" e "Brasil", além da constelação do Cruzeiro do Sul, que na bandeira nacional, representa os estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro. O Reverso mostra a inscrição "Centenário da República 1889 1989" e a efígie da república.

Efígie da República: É a personificação do regime republicano e do próprio estado onde esse regime vigora. Geralmente a imagem da República é representada, iconograficamente, por uma mulher, ostentando um barrete frígio (touca ou carapuça usada pelos republicanos franceses na tomada da Bastilha, em 1789). No Brasil, ela se tornou um símbolo do país, com a proclamação da república em 1889.
Fonte: Wikipédia

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...