quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Cédula de 10 Reais (1994 - 2012)

Cédula de 10 Reais
Exemplar: A cédula de 10 reais foi lançada em 1º de julho de 1994, quando o plano real veio substituir a moeda em vigor (Cruzeiro Real). Foi a cédula mais emitida da história do Brasil, com a emissão de 7 bilhões de exemplares. Suas dimensões são 140 x 65mm e sua cor predominante é o carmim. O reverso mostra a Efígie da República, sob a forma de uma escultura e o reverso mostra a gravura de uma Arara (Ara chloroptera), ave típica da fauna brasileira. Entre 1994 e 1997 foi lançada a primeira estampa, com poucos itens de segurança. Por causa das recorrentes falsificações foi substituída por uma nova estampa, que possuía mais elementos de segurança, um papel mais fino e a marca d'água que passou a ser a bandeira nacional. Veja o exemplar abaixo:

Reverso
Anverso

Arara Vermelha
 Arara Vermelha: É uma ave psittaciforme da família Psittacidae. É uma das mais belas aves brasileiras, sendo comum encontrá-la no sul do país e na Argentina. Mede cerca de 90cm de comprimento e pesa aproximadamente 1,5kg. Possui coloração vermelha e sua face é decorada por linhas delgadas de penas vermelhas. A parte média das asas possui um tom esverdeado e a ponta das asas e do rabo é azul. Sua alimentação é basicamente de coquinhos e buriti. Durante o período de reprodução, as araras montam seus ninhos em pequenas grutas em penhascos e na falta dos mesmos o ninho é montado em ocos de árvores. Enquanto a fêmea choca os ovos, o macho é responsável por buscar o alimento. Os machos dessa espécie são fiéis e permanecem com a mesma fêmea por toda a vida. Cerca de 40% dos filhotes sobrevive e deixa o ninho. Costuma voar em bandos ou em pares. Habita a copa de florestas altas, florestas de galeria, campos com árvores isoladas, buritizais e até coqueirais. Seus hábitos são semelhantes ao de outras araras.






12 comentários:

  1. Muito interessante, mas eu achava mais legais as cédulas de cruzeiros!

    comenta la:
    http://errosxacertos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante havia coisas que não sabia! obrigada pelo comentario!

    ResponderExcluir
  3. Interessante a idéia do blog, e seguindo o que o outro disse acima sobre cruzeiro, recentemente achei algumas notas, será que dá troca no banco? hehehe

    ResponderExcluir
  4. PAGANDO A VISITA E DIZENDO QUE SEU BLOG É SHOW.
    www.portaldalinguainglesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que legal! Boa iniciativa você teve como seu blog e esse post, parabéns continue assim! Beijos, da Lari e como tem na comunidade sem calotes!
    http://flashesd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. A nota plástica de 10$, saiu de circulação né? nunca mais eu vi! E nem ouvi falar também que ia parar de circular.

    ResponderExcluir
  7. A gente ficava brincando de amassar a nota plastica de R$10 quando éramos crianças porque ela não amassava. hahaha

    ResponderExcluir
  8. Opa, essa dá até alegria de ver! XD

    ResponderExcluir
  9. Aqui eu so vo aprendendo com as informaçóes valeu galera

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...