quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

100 Pesos Colombianos (1993) - Colômbia

Bandeira da Colombia
História: A República da Colômbia (veja localização) é um país localizado na América do Sul. Possui uma área de 1,1 milhão de km². A região é habitada há pelo menos 20 ml anos. A chegada dos espanhóis ocorreu em 1499. Após uma série de conquistas, a região passou a ser o Vice-Reino da Nova Granada, que incluía os atuais territórios da Colômbia, PanamáEquador e Venezuela. Em 1808 começam os primeiros movimentos pela independência. O movimento liderado por Simón Bolivar e Francisco de Paula Santander se encerrou em 1819, ano em que o Congresso de Agostura fundou a república da Grã-Colombia. Após pouco tempo, VenezuelaEquador se separaram. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Exemplar: A moeda mostra em seu reverso a inscrição do valor, circundada por ramos de louro. O anverso mostra a inscrição "REPUBLICA DE COLOMBIA", o ano de cunhagem (1993) e o Brasão de Armas colombiano.

Brasão de Armas
Brasão de Armas: O Brasão colombiano foi criado em 1834 pelo Congresso de Nova Granada e suas cores em 1861 por Tomás Cipriano Mosqueira. Exibe duas bandeiras nacionais de cada lado. Acima do escudo está um Condor-dos-Andes, ave do país. Abaixo do pássaro está a inscrição "Liberdad y Orden" (Liberdade e Ordem), lema do país. O escudo divide-se em três partes: no terço superios está uma romã de ouro aberta e conchas de onde saem moedas de ouro à esquerda e frutas tropicais à direita, que representam a riqueza da nação. No terço central há um Barrete Frígio, gorro usado como símbolo da República. O terço inferior representa o Istmo do Panamá, porção de terra que antes era território colombiano. E há também a representação dos dois oceanos que banham o país. Os dois navios representam o comércio da Colômbia com os demais países do mundo.

Ps: Parte desse texto encontra-se em outras postagens sobre a Colômbia.

Fonte: Wikipédia

7 comentários:

  1. Muito bom conhecer as moedas de outros paises blog mto bem informativo.

    ResponderExcluir
  2. Cara eu particularmente sou fã de história e curto muito documentários e o trabalho que você está fazendo aqui é inteiramente do meu gosto. Está de parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  3. Que blog fantástico! Adorei o trabalho. Parabéns :}

    ResponderExcluir
  4. Caramba quanta informação valiosa, não só sobre moedas, mas sobre a historia e desenvolvimento ao longo da mesma. vlws ;D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...