quinta-feira, 1 de março de 2012

1 Escudo (1965) - Angola Colonial

Bandeira de Angola
História: Angola (veja localização) é um país localizado na África Ocidental, com um território de 1,2 milhão de km². A ocupação do território se dá desde o paleolítico. Durante 3 mil anos, povos de língua bantu se espalharam pela África subsaariana e por volta do século V d.C se fixaram no leste africano. Um desses povos, os Bakongo atravessaram o rio Congo (ou Zaire) e chegaram ao nordeste de Angola. A chegada dos portugueses se deu em 1484. Durante alguns séculos a ocupação se deu apenas na costa, através de fortalezas. Nesse período, Angola funcionou como um reservatório de escravos para serem utilizados nas plantações de cana ou exploração das minas de ouro no Brasil. Angola permaneceu como colônia portuguesa até 1975 quando conquistou sua independência.


Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Brasão de Armas de Angola Colonial
DescriçãoA moeda acima mostra, em seu reverso, a inscrição do valor (1 ESCUDO) e "REPÚBLICA PORTUGUESA". O anverso mostra o ano de cunhagem (1965), a inscrição "ANGOLA" e o brasão de armas angolano.

Brasão de Armas de Angola: Há a presença de dois animais, em um campo púrpura, que fazem referência à formação colonial de Angola, sendo que o elefante foi tirado do brasão de Benguela, e a zebra faz, provavelmente, referência a Luanda, pois estas duas cidades foram as primeiras a serem fundadas pelos portugueses. Existe a representação dos cinco escudos, conforme o brasão português. Há uma faixa com a inscrição Província Portuguesa de Angola. Atrás do escudo há a esfera de ouro, em referência às conquistas portuguesas nos séculos XV e XVI.

Bandeira de Angola Colonial
Ps: Parte desse texto está presente em outras postagens sobre Angola.  
Fonte: Wikipédia

7 comentários:

  1. muito boa a postagem, gosto muito tbm de diferentes moedas e tbm da Angola

    ResponderExcluir
  2. Otimo post. :)

    Se quiser postar sobre isso no fórum será bem-vindo.

    http://osystem32.forumeiros.com/

    Fórum sendo montado para que possamos criar um enorme banco de dados sobre diversos assuntos.

    Aqui você é livre para falar sobre o que você quiser.

    Para ver os conteúdos do fórum é preciso se cadastrar, esse sistema serve para que as pessoas contribuam com o fórum e não vão lá somente para pegar conteúdos.

    O cadastro não demora nem 1 minuto e não precisa confirmar via e-mail.

    Caso queira falar sobre algum assunto que ainda não tenha seção no fórum, favor entrar em contato com o ADM por MP para falar sobre a criação.

    Conto com a ajuda de todos vocês.

    Fórum criado em 29/02/2012

    ResponderExcluir
  3. Puxa, que independência tardia. A moeda manteve-se a mesma? Uma nova, sem a "República Portuguesa", seria mais bonita.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o seu post bem interessante, e o blog também muito legal

    ResponderExcluir
  5. Bem interessante seu blog!
    Te seguindo!

    Segue?
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...