quarta-feira, 25 de abril de 2012

25 Centésimos (2005) - Panamá

Bandeira do Panamá
História: A República do Panamá (veja localização) é um país localizado na América Central. Possui uma área de 75,5 mil km². A região foi descoberta pelos europeus em 1501 por Rodrigo de Bastidas, contudo, somente em 1513 a região foi explorada por Vasco Nuñez de Balboa. No século XVIII, o Panamá passou a fazer parte do vice-reinado de Nova Granada. Obteve a independência da Espanha em 1821 como província da Grã Colômbia. A região somente se tornou independente em 1903, como protetorado dos Estados Unidos que ajudaram o Panamá na luta pela separação em troca da construção de um canal que, a partir de 1913, ligaria os oceanos Atlântico e Pacífico. Atualmente, cerca de 5% do comércio mundial atravessa os 81 km de travessia. A moeda corrente no Panamá é o Balboa, em homenagem ao navegador que primeiro explorou a região. Cada Balboa equivale a 1 dólar estadunidense. Os Balboas podem ser livremente trocados por dólares. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Descrição: A moeda acima mostra, em seu reverso, a inscrição do valor (VEINTICINCO CENTÉSIMOS) e a Ponte do Rei com a inscrição "PUENTE DEL REY". O anverso apresenta a inscrição "REPÚBLICA DE PANAMÁ", seu ano de cunhagem (2005) e o brasão de armas panamenho.

Ponte do Rei
Ponte do Rei: É uma grande obra de alvenaria representativa do período colonial. Está orientado na direção norte-sul e era usada como rota de acesso à cidade. Era ligada ao Caminho Real e cruza o rio Gallinero. Foi construído entre 1619 e 1634. Alguns historiadores que antes de sua construção havia uma ponte de madeira. Foi usada como travessia até 1912 quando foi formada uma nova estrada. Sua abóboda de pedra é provavelmente a única no Panamá e cobre uma extensão de 10,9 metros e sua largura média é de 6,16 metros. Atualmente passa por um rigoroso processo de conservação.

Brasão de Armas do Panamá
Brasão de Armas: O brasão panamenho mostra um escudo que possui no centro o Istmo do Panamá (região aonde fica o canal). Aparece nesse espaço o sol a se pôr, a lua a surgir e os dois oceanos (atlântico e pacífico) representando a hora da declaração de independência. Acima há um campo prata, onde uma espada e um fuzil estão pendurados, o que representa o fim da guerra civil. No campo ouro, o machado e a pá representam a força de trabalho. Abaixo há uma cornucópia, símbolo da riqueza e a roda alada, símbolo do progresso. Acima há uma águia com a cabeça voltada para a esquerda, que tem na ponta do bico uma faixa prata contendo os dizeres "PRO MUNDI BENEFICIO" (Para o benefício do mundo). Acima da água há nove estrelas que representam as províncias. Atrás do escudo há acessórios decorativos que mostram a bandeira panamenha recolhida.

PS: Parte desse texto encontra-se em outras postagens sobre o Panamá.
Fonte: Wikipédia

6 comentários:

  1. quero todo dinheiro do blog em reais
    rs

    http://hrdoblush.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Caraca! Muito legal, piro quando entro no seu blog.

    ResponderExcluir
  3. diferente. em vez de centavos é centéssimos

    ResponderExcluir
  4. Daqui uns anos vai ser Noriega o dinheiro de lá.

    ResponderExcluir
  5. sabe q adoooroo esse blog ne?
    e esse dinhero todo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...