sexta-feira, 24 de julho de 2015

10 Francos Franceses (1990) - França

Bandeira da França
Império Napoleônico: Aproveitando o perigo trazido pelo reinicio das guerras, Napoleão se fez proclamar impera­dor. Em 1804, nova Constituição legalizava o Império e convocava um plebiscito para confirmar sua instituição. O papa sagrou Napoleão em Paris. Seu poder era absoluto. Ao Código Civil, seguiram-se o Comercial e o Penal. A economia se aqueceu. Os camponeses passaram a produzir mais e a apoiar o regime. A indústria foi estimulada. O governo concluiu numerosos trabalhos iniciados no Consulado: canais, portos, estradas, embelezamento de cidades. Napoleão tornou-se mais despótico que os antigos reis. Suprimiu as assembleias; o Tribunal e os Corpos Legislativos perderam suas funções; não havia respeito pelas liberdades individuais e políticas; a imprensa ficou sob censura. O imperador interveio na educação. Alterou o programa de disciplinas perigosas para o regime, como História e Filosofia. Serviu-se até da religião: o catecismo ensinava os deveres para com Deus e para com o imperador; quando o papa se recusou a integrar-se na política internacional de Napoleão, ele lhe tomou os Estados e confinou-o em Savona (1809); os bispos que tomaram o partido do papa foram perseguidos. Veja o exemplar abaixo.


Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Descrição: A moeda acima mostra, em ser reverso, o valor facial (10F), o ano de cunhagem (1990) e a inscrição que representa os direitos fundamentais na humanidade difundida durante a Revolução Francesa: "Liberté, Egalité, Fraternité" (Liberdade, Igualdade, Fraternidade). O anverso mostra as letras RF (République française) ou República Francesa e uma representação do monumento da Bastilha, com uma tocha na mão direita. Essa estátua fica acima da coluna de julho e se localiza na praça da Bastilha.

Praça da Bastilha
Praça da Bastilha: A Place de la Bastille ou Praça da Bastilha está localizada no mesmo local onde se encontrava a prisão da Bastilha até o momento de sua destruição, durante a Revolução Francesa de 1789. A prisão da Bastilha tinha sido construída entre 1370 e 1383 e era ali que eram encarcerados os prisioneiros políticos e religiosos. Essa prisão se transformou no símbolo da opressão, sendo destruída pelos insurgentes durante a Revolução Francesa. Atualmente, tanto a praça como a área que a rodeia são conhecidas pelo nome de Bastilha. Merece destaque o seu monumento central, a Colonne de Juillet (Coluna de Julho), que foi erigida em homenagem à revolução de julho de 1830. Lá também se encontra o edifício da Ópera da Bastilha e uma parte do Canal de Saint Martin. Além disso, a praça da Bastilha costuma ser utilizada como cenário para concertos e vários eventos, contando com uma grande oferta de bares e salas de espetáculos.

PS: Parte desse texto encontra-se em outras postagens sobre a França.

7 comentários:

  1. parece msm com a moeda de 1 real, porem parece ser bem mais pesada =)

    http://kelecatura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A França esbanja riqueza e luxo.
    A regra não foge às moedas né?

    www.senhordoseculo.com

    ResponderExcluir
  3. sou louca pra conhecer a frança e usar esse dinheiro

    http://hrdoblush.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma moeda dessas e quero vender. Alguém poderia me dizer mais ou menos o valor que eu poderia vender? Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma moeda dessas e quero vender. Alguém poderia me dizer mais ou menos o valor que eu poderia vender? Obrigada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...