domingo, 8 de julho de 2012

1 Rublo (1970) - União Soviética - Centenário Lênin

Bandeira da União Soviética
História: Na ocasião do meu aniversário de 29 anos decidi postar uma das mais importantes moedas do meu acervo. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (Союз Советских Социалистических Республик) foi um Estado Socialista, que existiu na Eurásia entre 1922 e 1991 (veja localização). Foi governado pelo Partido Comunista até 1990. A URSS, como ficou conhecida, era uma união de 15 repúblicas com o governo centralizado. A Revolução Russa de 1917 derrubou o Império Russo e em 1922 o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lênin, venceu uma guerra civil. Após a morte de Lênin em 1924, Josef Stalin assumiu o poder e implantou uma forte industrialização. Seu governo foi marcado por uma economia planejada e violenta repressão à oposição política. Após a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética se firma como uma superpotência mundial. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Brasão Soviético
Descrição: O exemplar acima mostra em seu reverso mostra o brasão de armas soviético, o valor facial (1 Rublo, ou ОДИН РУБЛЬ), a sigla CCCP, que significa Союз Советских Социалистических Республик (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Toda a informação é ladeada pela frase СТО ЛЕТ  СО  РОЖДЕНИЯ В. И. ЛЕНИНА (Centenário do Nascimento de Lênin). Abaixo há  a estrela vermelha. O anverso mostra a efígie de Lênin e os anos de seu nascimento (1870) e o ano de cunhagem da moeda (1970).

Brasão de Armas: O Brasão de Armas soviético foi adotado em 1923 e usado até a queda da União Soviética em 1991. Embora  seja considerado apenas um emblema, o termo em russo que o nomeia é герб, que significa brasão. O brasão mostra a foice e o martelo, que simbolizam, respectivamente as classes industrial e camponesa, consideradas essenciais para a revolução socialista, ambos atrás de um globo e abaixo da Estrela Vermelha, símbolo soviético. Essa composição está rodeada por duas grinaldas de trigo cobertas com o lema estatal "Trabalhadores do mundo, uni-vos", nas línguas oficiais das Repúblicas Soviéticas.

Vladimir Lênin
Personagem: Vladimir Ilitch Lenin, ou em russo Владимир Ильич Ленин (1870 - 1924) um revolucionário russo e um dos principais líderes da Revolução Russa de 1917. Na condição de líder do partido comunista, Lênin difundiu uma ideologia que influenciou pessoas em todo o mundo. Nascido na Rússia, Lênin desde cedo teve contato com ideologias políticas, especialmente por causa de seu irmão mais velho Alexandre Uilánov, condenado à morte por uma tentativa de assassinato do czar Alexandre III. Ao se formar em direito, tornou-se marxista. Em 1905 fracassou em uma tentativa de golpe que o obrigou a sair do seu país. Em 1917, o partido bolchevique, liderado também por Leon Trótski e Josef Stalin, desferiu um golpe que tirou o czar Nicolau II do poder. Com o sucesso da Revolução, se torna líder soviético até a sua morte, que até hoje não foi esclarecida (a hipótese mais provável é sífilis). Seu corpo foi embalsamado e está desde então em exposição num mausoléu na Praça Vermelha, em Moscou.

Corpo de Lênin

18 comentários:

  1. Essa moeda é linda, mas que medo do corpo dele no fim do post!

    Abraços,
    Gabriel
    http://desejosdesabado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Cara, esse blog é show. Não só as imagens, mas também a ideia.



    PORTAL DA LÍNGUA INGLESA.
    www.portaldalinguainglesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Como você conseguiu esse moeda?


    PORTAL DA LÍNGUA INGLESA.
    www.portaldalinguainglesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Cara, teu blog é muito interessante, principalmente para quem gosta das coisas mais antigas, como eu por exemplo.

    Show de bola.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Sou apaixonada por história! Já está nos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog cara, volta e meia passo por aqui,sempre tem um post bom !

    ResponderExcluir
  7. no fim de semana ao atendo teu pedido, to com muito lançamento esperando pra entrar, apesar de titãs ser uma banda que normalmente não entraria.

    ResponderExcluir
  8. a historia por trás das moedas que fazem ou fizeram parte do contidiano, das populações é realmente curioso...

    ResponderExcluir
  9. Cara, seu trabalho é muito bom... comecei a acompanhar diariamente o seu blog. Parabéns

    ResponderExcluir
  10. Me lembrei da nossa moeda.. ou melhor eu nem me lembro mais como eram e qtas vzs foi mudada.
    Passa lá tbm... ;)
    http://angelicazavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá amigo, encontrei seu blog no Orkut e vim fazer uma visitinha.
    Aproveito para convidá-lo(a) a conhecer O Blog dos Downloads.
    Onde vc encontrará filmes, músicas, softwares, ebooks, jogos e muito mais.
    Entretenimento e notícias tbm fazem parte dos nossos posts diários.
    Confira e participe do nosso Feed recebendo diariamente em seu email nossas atualizações.

    O Blog dos Downloads
    http://downloadbycadeirante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. A moeda da União Soviética é um dos maiores marcos históricos sem dúvida alguma. Principalmente pelo fato de ser o marco da única potencia capaz de bater de frente com os Eua e tal. Culminando na Guerra Fria. Enfim, bela moeda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a única que conseguiu matar 27 milhões de soviéticos só para brincar de comunismo...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...