domingo, 15 de julho de 2012

50 Centavos de Cruzado (1986)

Bandeira do Brasil
Plano Verão: o ministro da fazenda Maílson da Nóbrega instituiu em 16 de janeiro de 1989 o último plano econômico do governo Sarney: o Plano Verão. Os sucessivos planos econômicos (Plano Cruzado e Plano Bresser) não conseguiram conter a inflação que se instaurou no país na década de 1980. Com isso, foi editada uma lei que modificava o rendimento da caderneta de poupança, promoveu congelamento de preços e salários e instituiu uma nova moeda: o Cruzado Novo (NCz$), que era atrelado ao dólar e a extinção da OTN (Obrigação do Tesouro Nacional), importante fator de correção monetária. Nas cadernetas de poupança, as perdas chegaram a 20,37% e nenhuma regra de reajuste salarial foi estipulada. Entre março de 2007 e dezembro de 2008, pessoas que foram prejudicadas pelo Plano Verão puderam recorrer as perdas na poupança. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Descrição: O reverso mostra o valor facial (50 Centavos), A legenda "Brasil" e o ano de cunhagem (1986). O anverso mostra o brasão de armas brasileiro.


Armas Nacionais
Brasão de Armas do Brasil: Ainda segundo a lei 5.700, alterada pela lei 8.421, de 11 de maio de 1992, a feitura das armas nacionais deve obedecer à proporção de quinze de altura por quatorze de largura. Suas características são: um escudo redondo em campo azul-celeste, contendo cinco estrelas de prata, dispostas na forma da constelação do Cruzeiro do Sul, com a bordadura do campo perfilada de ouro, carregada de estrelas de prata em número igual ao das estrelas existentes na bandeira nacional. O mesmo escudo ficará pousado numa estrela partida e gironada, de dez peças de sinopla e ouro, bordada de duas tiras, a interior de goles e a exterior de ouro. O todo brocante sobre uma espada, em pala, empunhada de ouro, guardas de blau, salvo a parte do centro, que é de goles e contendo uma estrela de prata, figurará sobre uma coroa formada de um ramo de café frutificado, à destra, e de outro de fumo florido, à sinistra, ambos da própria cor, atados de blau, ficando o conjunto sobre um resplendor de ouro, cujos contornos formam uma estrela de vinte pontas e, por fim, em listel de blau, brocante sobre os punhos da espada, inscrever-se-á, em ouro, a legenda República Federativa do Brasil, no centro, e ainda as expressões 15 de novembro, na extremidade destra, e as expressões de 1889, na sinistra.

Acompanhe a Era Sarney.
Fonte: Wikipédia    

12 comentários:

  1. Eu ainda tenho uma!!!

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  2. O anverso dela é mais legal que o da atual !

    ResponderExcluir
  3. meu vô tem uma dessa, eu já vi rs

    ResponderExcluir
  4. Que moeda linda!

    Abraços,
    Gabriel
    http://desejosdesabado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Victor.
    Achei você através de uma foto que você postou no Panoramio de um estacionamento do Parque da Cidade de Brasília.
    Gostaria muito de te pedir um favor, seria possível você me enviar as coordenadas do google earth do estacionamento 12 do parque da cidade, e também de locais conhecidos por terem sido frequantados por Renato Russo?
    Se não for possível, gostaria que ao menos me passasse as coordenadas do estacionamento 12, ok?
    Abração e desde já agradeço.
    Meu e-mail: rafaelsower@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Muito legal esses Cruzados...

    Era mais estiloso do que o Real, acho o Real uma moeda tão feia, sem expressão...

    E pior ainda agora essas notas novas que estão querendo copiar as horrorosas cédulas chinesas...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...