sábado, 15 de setembro de 2012

25 Cents (1999) - Antilhas Holandesas

Bandeira das Antilhas Holandesas
História: As Antilhas Holandesas (veja localização) foram um território autônomo holandês no Caribe e formado por dois grupos de ilhas. Ao norte das Pequenas Antilhas encontra-se o grupo com as ilhas Saba, Santo Eustáquio e São Martinho. Ao sul, na costa da Venezuela, encontram-se as ilhas de Aruba, Bonaire e Curaçao, também conhecidas como Ilhas ABC. As Antilhas foram descobertas pelos espanhóis no século XV e no século XVII foram conquistados pelos Países Baixos. Em 1954 deixaram de ser uma colônia e se transformaram em um país constituinte dentro do reino dos Países Baixos. Em 10 de outubro de 2010 as Antilhas Holandesas foram separadas e deram lugar a dois países constituintes do reino dos Países Baixos: Curaçao e São Martinho. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Flor de laranjeira 
Descrição: O exemplar acima mostra, em seu reverso, a inscrição do valor (25c) e o ano de cunhagem (1999). O anverso mostra a inscrição "NEDERLANDSE ANTILLEN" (Antilhas Holandesas) e uma flor de laranjeira.

Flor de Laranjeira: É uma flor com cinco pétalas na cor branca e significa virgindade. Por sua beleza, a flor de laranjeira é usada em arranjos e por causa do seu cheiro é usada em colônias. A flor tem efeito medicinal e é usado como calmante. É usada em casos do distúrbio do sono ou tensões nervosas. Pode ser usada em infusão (chá). 

Curiosidade: Um dos aeroportos mais perigosos do mundo fica na Ilha de São Martinho, antigo território das Antilhas. Trata-se do Aeroporto Internacional Princesa Juliana. Sua maior curiosidade é a proximidade da pista de pouso com a praia, o que atrai milhares de turistas, o que pode ser visto no vídeo abaixo:


Aterrissagem no Aeroporto Internacional Princesa Juliana

11 comentários:

  1. Muito bom. Muitas pessoas não dão importância para a história em diversos ramos.
    Vale lembrar que, as moedas também possuem riqueza história, não só pela importância monetária, mas pelo conteúdo empregado.

    ResponderExcluir
  2. Vitor gostei da sua curiosidade que esse e um dos mais perigosos.
    Mas o que me fascina e as moedas que vc coloca no seu blog, muito bom. Sou um dos seus fãs do seu blog.
    abraçoo

    http://www.rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, adorei a matéria, posso te fazer uma pergunta, você é colecionador de moedas, companheiro?

    ResponderExcluir
  4. Poxa, eu curto muito essa sua coleção!

    ResponderExcluir
  5. deve ser muito dificil achar moedas desse lugar.

    ResponderExcluir
  6. As moedas são bonitas, mas você olha de outros lugares o detalhamento deles, é muito fora de série :)

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante do conteúdo do seu blog. Para quem admira o dinheiro, coleciona moedas ou simplesmente admira, seu blog é um ótimo lugar :)

    http://indiranobrega.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gente, mas que legal! Nunca vi nenhum blog que falasse do assunto. Tenho dois amigos que também colecionam, tanto moedas como notas. Adorei a postagem :D

    ResponderExcluir
  9. Manero cara!!

    http://blogdoitalogomes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Muito bom! Não posso deixar de elogiar seu blog por contar história através das moedas, você tem um acervo muito bom, parabéns.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...