segunda-feira, 9 de março de 2015

1 Grosz (2008) - Polônia

Bandeira da Polônia
História: A República da Polônia, é um país da Europa Central. Sua superfície total é de 312.683 km². A sua população é de mais de 38,5 milhões de habitantes, concentrados principalmente em grandes cidades como Cracóvia e a capital Varsóvia e um dos mais populosos Estados-membros da União Europeia. O primeiro Estado polaco foi criado em 966, com um território muito semelhante ao da moderna Polônia. Tornou-se um reino em 1025 e, em 1569, fortaleceu uma longa associação com o Grão-Ducado da Lituânia para criar a Comunidade Polaco-Lituana; esta associação desmoronou em 1795, e o território polaco foi dividido entre o Reino da Prússia, o Império da Rússia e a Áustria. O país recuperou sua independência como a Segunda República Polaca em 1918 após a Primeira Guerra Mundial, mas foi ocupada pela Alemanha Nazista e pela União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial. Durante o período de invasão, o país perdeu cerca de 6 milhões de cidadãos, emergindo anos depois como a República Popular da Polônia, dentro do Bloco do Leste, sob forte influência soviética. Em 1989, o governo comunista foi derrubado e a Polônia inaugurou a fase informalmente conhecida como "Terceira República Polaca". Atualmente, a Polônia é uma democracia liberal, membro da União Europeia, da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e da OMC (Organização Mundial do Comércio). A moeda corrente na Polônia é o Złoty, que se divide em 100 Groszy. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Brasão de armas polonês
Descrição: O exemplar abaixo mostra, em seu reverso, a inscrição de valor (1 GROSZ), ladeada por uma folha de carvalho. O reverso mostra a inscrição "RZECZPOSPOLITA POLSKA", que significa "República da Polônia", a água representada no brasão de armas e o ano de cunhagem (2008).


Brasão de Armas: Este é o Szeliga, um dos brasões de armas da Polônia. Este brasão foi utilizado por diversas famílias polacas durante o período da República das Duas Nações (período em que a Polônia e a Lituânia estiveram numa só república). Este período foi o da Primeira República da Polônia. A figura da Águia Branca é o símbolo mais antigo, contudo não heráldico da Polônia. Este símbolo é visível na moeda do Rei Boleslaw, o Bravo (mais ou menos no ano 1000). A figura desta forma heráldica, ou seja, sob forma de brasão aparece pela primeira vez no escudo do rei Kazimierz II, o Justo (por volta do ano 1177), no entanto não se sabe se foi criado ou herdado por ele. As pinturas mais antigas trazem a águia coroada como brasão de armas do rei polaco.

Folha de carvalho

16 comentários:

  1. Essa ave é linda.
    Essa folha de carvalho é impressionante.
    AH! o blog é demais sempre visito rs

    http://www.rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Quantas moedas você já possui no seu acervo?

      Excluir
  3. Victor, muito interessante. Principalmente o Brasão, tantas famílias usarem ela, essa imagem me lembra muito a fênix.

    ResponderExcluir
  4. Polônia é um pais com bastante história pelo visto, alias de grande destaque na época na 2ª guerra vendo que foi o 1º invadido

    gostei do brasão de armas na moeda

    ResponderExcluir
  5. muito estranho o desenho da moeda

    ResponderExcluir
  6. Realmente interessante saber a história por traz de um objeto simples e ao mesmo tempo valioso.
    Visite meu blog!
    http://dezesseisdemaio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Kgeo mais estranho é o Brasão da Bolívia.

    ResponderExcluir
  8. massa você ter moedas de vários países diferentes, te dá a chance de conhecer a história de todos eles

    ResponderExcluir
  9. Ameei o brasão! Na verdade, to amando o blog inteiro. Segunda passagem minha por aqui e, a gente aprende muita coisa com seus posts!

    ResponderExcluir
  10. Muito boa as histórias. Você tem coleção de moedas também? :)

    ResponderExcluir
  11. Eu já tive uma moeda polonesa.
    Infelizmente não sei onde foi parar.
    Eu curto muito moedas antigas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...