terça-feira, 30 de setembro de 2014

Qual é a Origem do Cifrão ($)?

Cifrão
História: Você certamente já se perguntou sobre o significado daquele "S" cortado por duas linhas que simboliza o dinheiro.O cifrão, cujo símbolo é o $, é o marcador de moeda de alguns países da América do Sul: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Suriname e Uruguai. O símbolo está fortemente associado ao contexto monetário e financeiro. Com o passar dos anos as moedas começaram a ter uma representação gráfica, geralmente constituída por duas partes: uma sigla de designação abreviada para o padrão monetário, que varia de país para país, e o cifrão, símbolo universal do dinheiro e que se origina etimologicamente do árabe cifr(صفر). A mina de prata de Potosi na Bolívia (veja localização) gerou muita riqueza. As moedas cunhadas ali, chamadas reales (ou columnarios), deram origem ao Dólar Estadunidense e ao símbolo do Cifrão presente em moedas sul americanas. Veja esse exemplar abaixo.

Real de Potosi, cunhado em 1768
Plus Ultra, em Sevilha
A origem do símbolo: Os reales eram cunhados com os dois hemisférios da terra, o dístico plus ultra (VTRA QUE VNUM, que significa algo como "ambos como um") e as colunas de Hércules presentes no Brasão Espanhol. Uma versão afirma que, com o tempo, os dois hemisférios foram substituídos por uma flâmula como na figura ao lado. A outra versão é a de que o general berbere Tariq ibn Ziyad, ao conquistar o Reino dos Visigodos (atual Espanha) teria chegado pelo Estreito de Gibraltar, que divide a Europa da África. Para celebrar o feito, Tariq teria mandado cunhar moedas comemorativas com a gravura de uma linha sinuosa em forma de "S", cortada por duas linhas paralelas, representando as duas colunas de Hércules, significando força, poder e esperança.

Estreito de Gibraltar
Colunas de Hércules: era o nome dado às elevações rochosas que existem no estreito de Gibraltar, um na África e outro na Europa (veja localização). O nome se origina na mitologia grega quando Hércules, para realizar um de seus doze trabalhos, teria necessidade de transpor um estreito marítimo. Dispondo de pouco tempo, resolveu abrir o caminho com seus ombros ligando assim o mar Mediterrâneo ao Oceano Atlântico. De um lado, ficou um grande rochedo, mais tarde chamado Gibraltar (monte Calpe) e do outro lado o monte Hacho ou o monte Musa (Abília ou Ábila), o primeiro situado em Ceuta e o segundo a alguns quilômetros para oeste. Os dois montes depois de separados passaram a ser denominados "Colunas de Hércules". O estreito foi ultrapassado pelos fenícios em suas rotas marítimas.

Ps: A moeda mostrada não faz parte do meu acervo pessoal.

Fonte: Revista Aventuras na História, edição 115 e Wikipédia

14 comentários:

  1. Sempre gosto de vir aqui e saber algumas novidades de moedas. Essa eu não sabia rs. Mas gostei dessa informação sobre $$$

    rodrigobandasoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Cara, está aí algo que nunca tinha parado para pensar... ótimo texto :)

    ResponderExcluir
  3. Agora interessante essa cunhagem dessa moeda de 1768.

    ResponderExcluir
  4. Interessante, um conhecimento a mais. Sucesso para o blog , abraços

    Se tiver um tempinho passe em nosso portal de anúncios ficaremos

    felizes com sua presença.

    http://tavendido.com.br

    Anuncie é grátis clique aqui!

    ResponderExcluir
  5. Confesso que eu nunca tinha pensado a respeito deste simbolo. Gostei de saber ;D
    Tô seguindo!!!

    Bjs,
    www.kiwizero.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa que legal.. eu realmente não sabia da origem, muito bom ter um lugar onde podemos nos informar sobre nossa história, curti mesmo o blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. poxa legal sabe da moeda
    http://eusoudiferente1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. cara não sei se eu tô enganado, mas acho que sua estória está um pouco errada. O cifrâo surgiu sim de moedas espanholas, o nome das moedas eram "Real de a 8", tambem conhecidas como real espanhol ou dollar espanhol. elas eram cunhadas nas minas espanholas da America do sul, e foi a primeira moeda de uso mundial, até meados do sec19. Se estou errado me desculpe.

    ResponderExcluir
  9. Você gostaria de receber milhares de visitas no seu Blog ou Site todos os dias?
    Conheça WWW.DIVULGABLOGSITE.COM
    Uma ideia simples porém genial!
    Um muro onde você cola nele o Banner do seu Blog
    ou
    Cola o nosso Banner na sua área de parceiros e aparece de graça automaticamente listado na página segundaria: divulgablogsite.com/referrer.php (a segunda página de maior visita do site)
    Recebemos uma média de 7 milhões de visitas diárias no muro!
    Mais de 400 Blogs já colaram nosso Banner, grave sua marca neste muro e faça parte da história da internet brasileira.




    Would you like to receive thousands of hits on your blog or website every day?
    Meet WWW.DIVULGABLOGSITE.COM
    A simple but brilliant idea!
    A wall where you paste it to your Blog Banner


    O único site totalmente gratuito especializado em promover encontros infiéis entre casados Trair.tk , apoia esta ideia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...