domingo, 21 de abril de 2013

100 Réis (1938)

Bandeira do Brasil
Revolução de 1930: O ano de 1930 foi marcado pelas eleições presidenciais. No ano anterior, surgem duas candidaturas: a do paulista Júlio Prestes, do Partido Republicano Paulista (PRP) e o gaúcho Getúlio Vargas, da Aliança Liberal (AL). As eleições ocorreram em 1º de março de 1930. Ao final do pleito eleitoral, Prestes, o indicado do presidente Washington Luís, vence com 59,51% dos votos válidos. A insatisfação pelo resultado nas urnas favoreceu um clima de conspiração que cresceu ainda mais quando o paraibano João Pessoa, candidato a vice presidente de Vargas foi assassinado. Esse foi o estopim para o golpe de Estado que ocorreu em 3 de outubro de 1930, antes da posse de Júlio Prestes, que ocorreria em 15 de novembro. Getúlio Vargas, líder do movimento, assume a presidência, em caráter provisório. O real (plural réis) foi a moeda corrente do Brasil até 1942. Observe o exemplar abaixo.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Getúlio Vargas
Descrição: A moeda acima foi cunhada após a decretação do Estado Novo (1937 - 1945). Seu reverso mostra as inscrições "BRASIL", "100 RÉIS" e seu ano de cunhagem. O anverso mostra a efígie de Getúlio Vargas.

Personagem: Getúlio Dornelles Vargas (1882 - 1954), foi o 13º presidente da república, que pôs fim à República Velha e à política do Café com Leite. Foi o presidente que ficou mais tempo no poder (18 anos). Seu governo foi marcado por forte apelo popular e por várias crises políticas, como a Revolução de 1932, quando os paulistas entraram em confronto com as forças armadas. Foi o idealizador da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Foi deposto em 1945 e voltou como vencedor das eleições presidenciais de 1951. Devido a forte crise política, veio a cometer suicídio no Palácio do Catete, antiga residência presidencial, em 24 de agosto de 1954.

Ps: Acompanhe a Era Vargas.
Fonte: Wikipédia

8 comentários:

  1. Revolução do 30 foi um dos meus ultimos assuntos em história, e agora lendo esse poste acabei descobrindo mais coisas. Parabéns pelo incentivo.

    ResponderExcluir
  2. Você coleciona notas? Acho muito legal ver a diferença nos tamanhos, desenhos, valores...
    Muito bom o blog, parabéns.
    http://reload-aon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoro história!
    Sabe que nunca fui muito ligada nessas coisas de moedas e tal, mas é uma coisa que o pessoal não se liga muito, mas se for ver a história é demais! Tem toda uma baita história por trás das cédulas/moedas.

    Sucesso!
    tanaminhaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sempre bom dar uma recapitulada em fatos ocorridos, ainda mais quando são do nosso país; O interessante é você usar a moeda pra isso, acho fantástico.

    ResponderExcluir
  5. Você gostaria de receber milhares de visitas no seu Blog ou Site todos os dias?
    Conheça WWW.DIVULGABLOGSITE.COM
    Uma ideia simples porém genial!
    Um muro onde você cola nele o Banner do seu Blog
    ou
    Cola o nosso Banner na sua área de parceiros e aparece de graça automaticamente listado na página segundaria: divulgablogsite.com/referrer.php (a segunda página de maior visita do site)
    Recebemos uma média de 7 milhões de visitas diárias no muro!
    Mais de 400 Blogs já colaram nosso Banner, grave sua marca neste muro e faça parte da história da internet brasileira.




    Would you like to receive thousands of hits on your blog or website every day?
    Meet WWW.DIVULGABLOGSITE.COM
    A simple but brilliant idea!
    A wall where you paste it to your Blog Banner


    O único site totalmente gratuito especializado em promover encontros infiéis entre casados Trair.tk , apoia esta ideia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...