domingo, 9 de junho de 2013

10 Escudos (1969) - Angola Colonial

Bandeira de Angola
História: Angola (veja localização) é um país localizado na África Ocidental, com um território de 1,2 milhão de km². A ocupação do território se dá desde o paleolítico. Durante 3 mil anos, povos de língua bantu se espalharam pela África subsaariana e por volta do século V d.C se fixaram no leste africano. Um desses povos, os Bakongo atravessaram o rio Congo (ou Zaire) e chegaram ao nordeste de Angola. A chegada dos portugueses se deu em 1484. Durante alguns séculos a ocupação se deu apenas na costa, através de fortalezas. Nesse período, Angola funcionou como um reservatório de escravos para serem utilizados nas plantações de cana ou exploração das minas de ouro no Brasil. Angola permaneceu como colônia portuguesa até 1975 quando conquistou sua independência.
Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Descrição: A moeda acima mostra, em seu reverso, a inscrição do valor, 10$00 e "ANGOLA" e o Brasão de Armas de Angola Colonial. O anverso mostra, em referência à colonização, o ano de cunhagem (1969), "REPÚBLICA PORTUGUESA" e o brasão de armas de Portugal.

Brasão de Armas de Portugal
Brasão de Armas de Portugal: O Brasão de Portugal mostra a bordadura de vermelho carregada de sete castelos de ouro representa, segundo a tradição, o antigo reino mouro do Algarve, conquistado por Afonso III em 1249. Os cinco escudos remetem a uma suposta aparição de Cristo na batalha de ourique, onde Jesus disse ao rei D. Afonso que usasse as suas chagas como armas e, e troca, alcançaria a vitória. Enfim, a esfera armilar de ouro, símbolo pessoal de D. Manuel I representa a expansão marítima dos Portugueses ao longo dos séculos XV e XVI.
Brasão de Armas de Angola Colonial

Brasão de Armas de Angola: Há a presença de dois animais, em um campo púrpura, que fazem referência à formação colonial de Angola, sendo que o elefante foi tirado do brasão de Benguela, e a zebra faz, provavelmente, referência a Luanda, pois estas duas cidades foram as primeiras a serem fundadas pelos portugueses. Existe a representação dos cinco escudos, conforme o brasão português. Há uma faixa com a inscrição Província Portuguesa de Angola. Atrás do escudo há a esfera de ouro, em referência às conquistas portuguesas nos séculos XV e XVI.


Bandeira de Angola Colonial

Ps: Parte desse texto está presente em outras postagens sobre Angola.  


Fonte: Wikipédia

4 comentários:

  1. sei mto pouco sobre angola
    excelente post
    http://uaimeu10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. não conheço a história de Angola.
    mas é interessante seu texto.
    Legal essas moedas e esses brasões.

    Gosto muito de história.
    -

    se vc puder, passa lá no meu. é sobre minhas artes de caricaturas, ilustrações, desenho manuais. etc...
    http://alemarquesarts.blogspot.com.br/

    UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  3. Achei bonita a moeda! Um desenho bem trabalhado e simbólico.

    ResponderExcluir
  4. Praticamente a bandeira de portugal rsrs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...