domingo, 21 de julho de 2013

10 Pesos Uruguaios (2000) - Uruguai

Bandeira do Uruguai
História: a República Oriental do Uruguai  (veja localização) é um país localizado na América do Sul. Possui uma área de 172 mil km². Até o século XIX fazia parte do Vice-Reino do Rio da Prata. Em 1816 foi anexado ao território brasileiro como a província Cisplatina. Em 28 de agosto de 1828, quando Brasil e Argentina assinaram o Tratado de Montevidéu, que reconheceu a sua independência. No início do Século XIX, o Uruguai ficou conhecido como a "Suíça Sul-Americana", graças à consolidação da democracia e aos altos níveis de bem estar, comparados aos europeus. Foi o primeiro país a estabelecer a lei do divórcio e um dos primeiros a conceder às mulheres o direito ao voto.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
José Artigas
Descrição: A moeda, bimetálica, mostra em seu reverso um lema "Sean los orientales tan ilustrados como valientes" (Sejam os orientais tão ilustres como corajosos) e a assinatura, ambos de José Artigas, a inscrição do seu valor (10 pesos uruguaios) e seu ano de cunhagem (2000). Seu anverso mostra a efígie de José Artigas, os anos seu nascimento e morte e a inscrição "URUGUAY".


Personagem Homenageado: José Gervasio Artigas (1764 - 1850) foi um político, militar e considerado heroi nacional em seu país. Ajudou a consolidar a identidade do país ao ajudar a libertar as colônias espenholas na região do rio da Prata. Quando o Reino Unido de Brasil e Algarves invadiu a Banda Oriental (Cisplatina), Artigas iniciou movimentos de guerrilha que duraram cerca de três anos. Na Batalha de Tacuarembó, as forças de Artigas foram derrotadas e ele passou a viver em exílio no Paraguai, onde viveu mais trinta anos até sua morte, sem jamais ter retornado ao seu país.

PS: Parte desse texto está presente em outras postagens sobre o Uruguai.
Fonte: Wikipédia

10 comentários:

  1. o lema lema "Sean los orientales tan ilustrados como valientes" foi dito por Jose Artigas e a sinatura que aparece na moeda e dele mesmo.

    http://waldeus.wordpress.com/2007/11/29/sean-los-orientales-tan-ilustrados-como-valientes/

    aqui outras frases de artigas

    ResponderExcluir
  2. Cara, muito bom! O seu acervo é ótimo.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é muito interessante esse tipo te postagem, conhecer parte da história de um país através de suas moedas.
    Abç

    ResponderExcluir
  4. O primeiro país a conceder a lei do divórcio e o direito das mulheres de votar, essa eu não sabia. É vivendo e aprendendo. '_'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos dois!!! Viver, ler, aprender e descobrir... hahaha

      Excluir
  5. gente eu achei uma moeda dessa na praia ontem e vim pesquisar e eu achei legal!

    ResponderExcluir
  6. TENHO UMA COM O INVERSO INVERTIDO OU SÃO TODAS ASSIM,
    luisfarinelli@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. tenho uma dessas alguem se interessa em comprala?
    email pra contato: diogo@nettotal.com.br

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma moeda de 10 pesos uruguayos de metal quanto vale em reais alguém sabe

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...