sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

25 Cents (1982) - Canadá

Bandeira do Canadá
História: O Canadá (veja localização) é um país que ocupa boa parte da América do Norte. Possui uma área de 9,9 mi de km². É o segundo maior país do mundo em extensão territorial. É uma democracia parlamentar e monarquia. Seu território é ocupado por povos aborígenes há milênios. A partir do século XV, expedições britânicas e francesas se estabeleceram na costa canadense. Após a guerra dos sete anos, em 1763, o Canadá passou a  ser uma província do Reino Unido. Sua independência se deu em 1º de julho de 1867, no entanto, a total autonomia política se deu apenas em 1931 com o Estatuto de Westminster. A atual bandeira canadense foi adotada em 1967, em virtude do centenário da independência. Veja o exemplar abaixo:





Descrição: A moeda acima mostra, em seu reverso, a inscrição do valor (25 cents) e "Canada", ano de cunhagem (1964) e a figura de um alce. O reverso mostra a Rainha da Inglaterra Elizabeth II e a inscrição "D. G. Regina", abreviação de Dei Gratia Regina, que traduzido do Latim significa "Pela Graça de Deus, Rainha".

Alce americano
Alce: O alce (Alces alces) é o maior dos cervos, podendo atingir mais de 2 metros de altura e pesar mais de 700 kg (no caso dos machos; as fêmeas são consideravelmente menores). Distingue-se dos restantes membros da família pelo tipo particular de galhadas: geralmente presentes apenas nos machos, têm secção cilíndrica e formato de taça e podem atingir 1,60 m de amplitude. O alce é um animal típico das regiões circumpolares. Na Europa, ocorre essencialmente na Finlândia, na Suécia e na Noruega. Ao contrário do que se possa pensar, os seus longos chifres servem para amenizar a temperatura corporal no verão. A longevidade do alce é, em média, de cerca de 20 anos. Estes ruminantes têm pernas longas e pescoço curto, o que os impede de pastar das ervas rasteiras. Alimentam-se de rebentos e folhas de árvores e de plantas aquáticas, pelo que se encontram essencialmente em florestas ou na sua proximidade. O seu comportamento é geralmente tímido, mas os machos podem tornar-se violentos durante a época de acasalamento e as fêmeas defendem as crias de qualquer aproximação humana. No entanto, o principal perigo que os alces representam para o ser humano é na estrada, onde podem provocar graves acidentes, sobretudo na primavera, quando aproveitam como compensação nutricional o sal lançado no pavimento de algumas estradas na América do Norte.


Rainha Elizabeth em 1982
Personagem: Elizabeth Alexandra Mary (1926 - ), também conhecida como Elizabeth II ou Isabel II, é a monarca e chefe de estado do Reino Unido da Grã Bretanha e da Irlanda do Norte, Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu. É também chefe da comunidade Britânica e governante suprema da Igreja Anglicana. Seu reinado acontece desde 6 de fevereiro de 1952, com a morte de seu pai George VI. Após sua coroação, foi a primeira monarca a visitar Austrália e Nova Zelândia. Presenciou alguns escândalos, principalmente sobre o conturbado casamento entre seu filho, o príncipe Carlos (ou Charles) e Diana. Como trineta da Rainha Vitória, a Rainha Isabel tem parentesco com chefes de Estados da maioria das casas reais da Europa e com os Imperadores do Brasil. Ela é prima de Alberto II da Bélgica, Harald V da Noruega, Juan Carlos I da Espanha e Carlos XVI Gustavo da Suécia, também como os antigos reis Constantino II da Grécia e Miguel da Romênia, além das antigas casas reais da Prússia/Alemanha e Rússia.


PS: Parte desse texto encontra-se em outras postagens sobre o Canadá.
Fonte: Wikipédia

3 comentários:

  1. Como sempre muito interessantes seus posts

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma moeda dessas! \o/
    É um post realmente bem interessante ^^

    ResponderExcluir
  3. Pretendo um dia conhecer o Canadá... quem sabe ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...