segunda-feira, 19 de agosto de 2013

1 Reichspfenning (1939) - Alemanha Nazista

Bandeira da Alemanha Nazista
Surgimento do Nazismo: Entre 1933 e 1945 a Alemanha (veja localizaçãoesteve sob o domínio de um grupo nacionalista. O Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei), liderado por Adolf Hitler se aproveitou de uma Alemanha fragilizada pela derrota na Primeira Guerra (1914 - 1918) e as imposições do Tratado de Versalhes, onde pesadas restrições foram impostas e principalmente pela crise de 1929, que abalou toda a economia mundial. O Partido Nazista, ao conseguir cada vez mais apoio da população, pressiona o então presidente Paul Von Hindenburg para que Adolf Hitler tenha maior participação política na Alemanha. Em 1933, Hindenburg convida Hitler para ser o Primeiro Ministro alemão. Com a morte do presidente no ano seguinte, Hitler se aproveita e unifica os cargos e se torna Chanceler alemão. Inicia-se o Terceiro Reich, um governo que irá causar um dos maiores conflitos da história da Humanidade: a Segunda Guerra Mundial. Veja o exemplar abaixo:


Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Descrição: A moeda corrente na Alemanha entre 1924 e 1948 foi o Reichsmark. 1 Reichsmark era dividido em 100 Reichspfenning. O exemplar abaixo mostra, em ser reverso, a inscrição do valor (1 Rechspfenning) e ramos de carvalho. O anverso mostra o brasão de armas alemão, usado durante o regime nazista.

Brasão de Armas Nazista
Brasão de Armas: O Brasão de Armas alemão remete à imagem da águia preta, usada desde o século XIII no Sacro Império Romano Germânico. A águia era usada pelos romanos para reverenciar deuses ou imperadores, o que a tornava um símbolo de invencibilidade. O Brasão de Armas alemão é um dos mais antigos símbolos nacionais do mundo. Durante o Terceiro Reich, foi acrescentada a Suástica em referência ao governo nazista gravada sobre uma coroa de louros.
PS: Parte desse texto está presente em outras postagens sobre a Alemanha.
Fonte: Wikipédia

9 comentários:

  1. Mega interessante! Me lembra a nossa moeda de cinco centavos, aquela meio marrom! haha

    ResponderExcluir
  2. Realmente, como a menina ali de cima disse, lembra a nossa moeda de cinco centavos. Bem interessante a história dela, e a moeda é bonita!
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Super interessante o blog, sou estudante de direito e apaixonado por história. Mega curti o seu blog.

    FAVORITEI!

    ResponderExcluir
  4. O dinheiro sempre trará histórias... mesmo assim, essa moeda é bem feia rsrs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...