sexta-feira, 15 de novembro de 2013

10 Rúpias (2010) - Índia

Bandeira da Índia
História: A República da Índia (em hindi: भारत गणराज्य) é um país da Ásia Meridional (veja localização). Possui uma área de quase 3,3 milhões de km². É o segundo país mais populoso do planeta com 1,2 bilhão de habitantes. É composta por 28 estados e possui uma democracia parlamentar. A Índia  passou a ter destaque mundial a partir do século XVI, quando suas especiarias (pimenta do reino, noz moscada, cravo da índia, canela, gengibre, coentro, entre outros) chegaram ao paladar europeu. Com isso, várias potências navais (PortugalEspanhaPaíses Baixos, Reino UnidoFrança) estabeleceram postos comerciais. O primeiro contato dos portugueses foi em 1498 com uma expedição de Vasco da Gama. Em 1857, após uma insurreição a nível nacional, o país passou a ser controlada pela coroa britânica. O século XX foi marcado pela luta por sua independência. Liderados por Mahatma Gandhi, milhões de pessoas organizaram campanhas de desobediência civil através da não-violência. Sua independência ocorreu em 15 de agosto de 1947 e desde então há uma disputa territorial com o Paquistão pela região da Caxemira. Veja o exemplar abaixo:


Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Descrição: O exemplar bimetálico acima mostra, em seu reverso, quinze linhas irradiando para fora, a inscrição do valor (10 Rupees, tanto em linguagem ocidental, quanto em hindi - रुपए). O anverso mostra o ano de cunhagem (2010), a palavra "ÍNDIA", em escrita latina e hindi (भारत) e o Brasão de Armas indiano.


Brasão de Armas da Índia
Brasão de Armas: O brasão possui quatro leões (um está na parte traseira e consequentemente fica oculto) parados sobre um ábaco circular. O emblema simboliza uma nação "valente na coragem, forte no corpo, político no município e um inimigo a temer".  O ábaco tem desenhos de quatro animais, que são guardiões das quatro direções: o leão do norte, o elefante do leste, o cavalo do sul e o touro do oeste. O ábaco fica sobre uma nelumbo nucifera (flor-de-lótus), símbolo do país (veja abaixo). Abaixo há a inscrição, em escito Devanagari, o lema Satyavema Jayate (सत्यमेव जयते), que em português significa: "Sozinha, a Verdade triunfa. Essa é uma citação de Mundaka Upanishad, parte do sagrado hindu Vedas. O Brasão é usado em todas as moedas e aparece no passaporte diplomático.

Flor-de-Lótus (Nelumbo nucifera)

Ps: Parte desse texto está em outras postagens sobre a Índia.
Fonte: Wikipédia

8 comentários:

  1. Oii! Vim fazer uma visitinha e comentar no seu post!
    Achei linda as moedas.
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A India é o verdadeiro país do Dharma!

    ResponderExcluir
  3. legal a moeda, bem interessante a historia

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que moeda linda!! Amei!
    http://lollyoliver.wordpress.com/2011/09/05/cuidando-mais-de-mim/ - Cuidando mais de mim.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante... Você é um colecionador de moedas?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...