quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

5 Pesos Uruguaios (2003) - Uruguai

Bandeira do Uruguai
História: a República Oriental do Uruguai  (veja localização) é um país localizado na América do Sul. Possui uma área de 172 mil km². Até o século XIX fazia parte do Vice-Reino do Rio da Prata. Em 1816 foi anexado ao território brasileiro como a província Cisplatina. Em 28 de agosto de 1828, quando Brasil e Argentina assinaram o Tratado de Montevidéu, que reconheceu a sua independência. No início do Século XIX, o Uruguai ficou conhecido como a "Suíça Sul-Americana", graças à consolidação da democracia e aos altos níveis de bem estar, comparados aos europeus. Foi o primeiro país a estabelecer a lei do divórcio e um dos primeiros a conceder às mulheres o direito ao voto.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)


José Artigas
Descrição: A moeda mostra em seu reverso  a inscrição do seu valor (5 pesos uruguaios) e seu ano de cunhagem (2003). Seu anverso mostra a efígie de José Artigas e a inscrição "REPULICA ORIENTAL DEL URUGUAY".


Personagem Homenageado: José Gervasio Artigas (1764 - 1850) foi um político, militar e considerado heroi nacional em seu país. Ajudou a consolidar a identidade do país ao ajudar a libertar as colônias espenholas na região do rio da Prata. Quando o Reino Unido de Brasil e Algarves invadiu a Banda Oriental (Cisplatina), Artigas iniciou movimentos de guerrilha que duraram cerca de três anos. Na Batalha de Tacuarembó, as forças de Artigas foram derrotadas e ele passou a viver em exílio no Paraguai, onde viveu mais trinta anos até sua morte, sem jamais ter retornado ao seu país.

PS: Parte desse texto está presente em outras postagens sobre o Uruguai.
Fonte: Wikipédia

3 comentários:

  1. Excelente postagem, não conheço NADA de lá. Você é uruguaio ou só aprecia o país mesmo?

    ResponderExcluir
  2. muito boa a postagem, goistei de saber dessa historia

    ResponderExcluir
  3. Post ótimo, direto e bem explicadinho, bem legal

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...